top of page

Memorial Descritivo do professor Sérgio Ivan Gil Braga



Foi submetido nesta terça, às 14h, 27, no auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), para apreciação à Comissão Especial de Avaliação, o Memorial Descritivo do professor Sérgio Ivan Gil Braga, pertencente ao quadro do Departamento de Antropologia do Instituto. Com o tema “De perto e de Longe”: trajetórias de vida e antropologia, o professor defendeu seu memorial, que é um requisito para a promoção ao cargo de Professor Titular .



Em sua narrativa, o professor Sérgio Ivan procurou contar diferentes acontecimentos que fizeram parte de sua trajetória pessoal e profissional, desde a sua terra natal, Rio Grande do Sul, ao Amazonas. Os fatos revelados mostraram uma rica trajetória de experiências acumuladas, na qual, inclui análises importantes de diversas manifestações culturais da cultura popular da região Norte, e de países de como Itália e Portugal.



O trabalho apresentado, de perfil multidisciplinar, abrangeu extensa participações em projetos que envolveram também outros profissionais de diversas áreas de atuação, destacando-se alguns de cunho regional, como os bois de Parintins e as festas no Amazonas. Foram elencados, ainda, em sua trajetória antropológica, trabalhos de grandes destaques históricos, em especial, o mapeamento arqueológico na Zona Leste, as memórias de hansenianos da Colônia Antônio Aleixo, o levantamento do patrimônio edificado do Centro Histórico de Manaus, e outros trabalhos não menos importantes que marcaram a vida do professor Sérgio Ivan Gil Braga.





Postagens Recentes
bottom of page